Pelotas está prestes a receber um dos eventos literários mais aguardados do ano: a 50ª edição da Feira do Livro, que começa amanhã, 31 de outubro, e segue até 17 de novembro, celebrando cinco décadas de tradição. Sob o tema “Conectando gerações, construindo futuros,” a feira busca promover o hábito de leitura entre todas as idades, trazendo uma ampla programação cultural gratuita no coração da cidade, na Praça Coronel Pedro Osório.
A cerimônia de abertura, que acontece às 18h, contará com o discurso do orador José Luís Marasco Cavalheiro Leite e do patrono Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, destacando o valor das histórias transmitidas de geração em geração. Durante os 18 dias de evento, mais de 175 atividades culturais – desde palestras e apresentações teatrais até autógrafos e oficinas para crianças – acontecerão na Tenda Cultural e na Alameda das Crianças, garantindo programação contínua e gratuita.
Um dos pontos altos será a presença de escritores renomados, trazidos pelo co-realizador SESC Pelotas, como Raphael Montes, Ryane Leão e Jana Viscardi, que participarão de sessões de autógrafos, bate-papos e apresentações literárias. Essa edição também contará com o retorno dos mascotes da Bibliotheca Pelotense, a Traça e o Livro, que farão a alegria das crianças que visitarão a feira.
Para incentivar o acesso à literatura, as escolas públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), levarão diariamente até seis ônibus de crianças ao evento, oferecendo a elas contato direto com os livros e as atividades da Tenda Cultural. Além disso, o evento contará com uma campanha de doação de livros e uma promoção para novos associados da Bibliotheca Pelotense, fortalecendo o acervo e o vínculo da comunidade com a leitura.
A feira é realizada pela Câmara Pelotense do Livro e co-realizada pelo SESC Pelotas, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e patrocínio da empresas Banrisul-Vero, Ecosul e Biscoitos Zezé, e através de patrocínio direto do Banco Sicredi e Josapar. A programação completa está disponível nas redes sociais da feira, @feiradolivropelotas.