A mostra destaca a evolução cultural e social dos cadernos de receitas e convida o público a contribuir com suas próprias tradições culinárias.
O Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), situado no Casarão 8, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, apresenta uma exposição imperdível: “Cadernos de Receitas: Narrativas da Tradição Doceira”. A mostra reúne cadernos doados ou emprestados para o acervo do museu, organizados cronologicamente para ilustrar as questões culturais e sociais relacionadas à produção dos doces, mudanças nos hábitos alimentares e a modernização dos utensílios, entre outros aspectos contextuais. A exibição acontece até 30 de agosto.
O público é convidado a se envolver ativamente na criação do “Caderno Participativo de Receitas do Museu do Doce”. Durante a visita, é possível contribuir com receitas próprias, adicionando suas histórias à rica tradição doceira da região. Além disso, a exposição inclui entrevistas em formato audiovisual, que contam as histórias das mulheres que mantêm viva a tradição doceira, passando receitas de geração em geração.
Serviço:
Exposição: “Cadernos de Receitas: Narrativas da Tradição Doceira”
Local: Museu do Doce, Casarão 8, Praça Coronel Pedro Osório, Pelotas, RS
Período: Até 30 de agosto
Horário: Terça a sábado, das 13h às 18h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (53) 3225-4444 ou acesse o site museudodoce.ufpel.edu.br.