Ontem (16), aconteceu o lançamento do livro Vitor Ramil, o astronauta lírico, escrito pelo crítico e sociólogo Marcos Lacerda. A obra, fruto de uma pesquisa profunda e inédita sobre a vida e carreira do compositor gaúcho, foi apresentada em um bate-papo que reuniu o autor, Vitor Ramil e o professor Leandro Maia, atraindo para o auditório II da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) um público interessado na trajetória de um dos mais importantes nomes da música brasileira contemporânea.
O livro, que já está disponível para compra no site da Editora Hedra e no Sebo Icária em Pelotas, “é menos uma biografia do autor e mais uma biografia da obra artística”, segundo o pesquisador; trata-se de um estudo dividido em 3 eixos: repertório de canção popular, ficção literária e conversas com o artista.
Lacerda, com sua formação em sociologia e experiência como crítico musical, constrói uma narrativa que combina a poética única de Ramil com as complexidades de sua vida pessoal. Trazendo matérias de jornais, acervo pessoal do artista, rascunhos das letras das músicas e análise crítica em geral. “Vitor Ramil, o astronauta lírico” promete ser uma leitura essencial tanto para leigos quanto para aqueles já familiarizados com a chamada “estética do frio”, conceito central na obra de Ramil.
“Muito significativo para mim. Me fez lembrar de um monte de coisas do meu trabalho que eu nem lembrava mais. Marcos fez uma pesquisa exaustiva, uma análise crítica super detalhada e criteriosa. Ele aborda um aspecto do meu trabalho que eu quero que as pessoas também prestem atenção a ele”, diz Vitor Ramil.
Segundo o professor Leandro Maia, o livro é uma dessas obras fundamentais para compreender momentos históricos, processos criativos e redes culturais. “É um livro importante para a cidade de Pelotas, para história do Rio Grande do Sul é um livro fundamental para a música brasileira”, completa Maia.