A exposição “Detalhes da Memória: Pelotas”, da artista porto-alegrense Renata Galbinski H. está disponível para visitação no Espaço Ágape. A mostra reúne 20 obras inéditas que exploram, com sensibilidade e profundidade, a temática da preservação do patrimônio cultural.
Renata, que além de artista é arquiteta com mestrado em Economia e Política da Cultura, utiliza em seu trabalho uma abordagem híbrida, mesclando camadas de tinta, pinceladas suaves e fotografias. Este conjunto de elementos artísticos revisita o patrimônio de Pelotas, ampliando o olhar sobre os detalhes que constroem a memória coletiva da cidade.
Através de suas obras, a artista convida o público a um passeio intimista pelos recantos e histórias que compõem a paisagem urbana, promovendo uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, abordando temas como identidade, história e a complexidade urbana. “Gosto de pensar a cidade como um amálgama de elementos edificados ao longo do tempo. A cada época, um conjunto de registros, que serão herdados e contrapostos pela dinâmica urbana. Transito pelas ruas construindo memórias”, explica Renata.
Galbinski destaca a necessidade de proteger e valorizar esses elementos, não apenas como registros do passado, mas como parte fundamental do presente e do futuro da cidade. Para a artista, a cidade não é apenas um cenário fixo, mas um organismo vivo, composto de memórias distintas que surgem de detalhes aparentemente insignificantes.
A exposição “Detalhes da Memória: Pelotas” ficará em cartaz até o dia 14 de setembro no Espaço Ágape, localizado na Rua Anchieta, 4480. A entrada é franca.