O fotojornalista Paulo Rossi, de Pelotas, foi selecionado pela terceira vez no prestigiado Concurso Latino-americano de Fotografia Documental Los Trabajos y Los Días, promovido pela Escuela Nacional Sindical da Colômbia. A competição, que está em sua 30ª edição, recebeu 3.432 fotos de 553 fotógrafos de 22 países e busca promover narrativas impactantes e surpreendentes através da fotografia documental. A obra de Rossi, intitulada “Maestro”, concorre na categoria “Homens Trabalhadores”, que foca na representação do trabalho humano.
“Maestro”, capturada durante o Festival Internacional SESC de Música, que aconteceu em janeiro deste ano em Pelotas, retrata um maestro de costas, com os braços erguidos, conduzindo uma orquestra. A imagem é marcada pela intensidade e pelo mistério, com o restante da cena na escuridão, iluminado apenas pelas luzes do palco. Apesar de não mostrar mais ninguém além do maestro, a fotografia consegue transmitir a energia de uma orquestra ao vivo e as sensações que a música clássica desperta no público.
A foto também está presente no livro “O Retratista de Satolep: um olhar de Paulo Rossi”, lançado em julho deste ano. A obra reúne 256 imagens capturadas ao longo dos 24 anos de carreira de Rossi, com foco em Pelotas e região. Durante a Expofeira de Pelotas, que acontece entre os dias 7 e 13 de outubro, o fotojornalista fará um novo lançamento de seu livro, autografando exemplares e conversando com o público no espaço “Arte na Rural”, localizado no Salão da Associação Rural de Pelotas. A abertura do evento ocorre hoje, às 18h.