Criado em Pelotas, o Festival Internacional de Videodança do RS (FIVRS 2025) chega à sua 6ª edição consolidado como um dos principais espaços de difusão da linguagem no país. O evento, que começou em 21 de agosto e segue até 21 de setembro, é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e pelo Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Fundação Ecarta, em Porto Alegre.
A videodança é uma expressão artística contemporânea que combina corpo, movimento e audiovisual em constante diálogo com as transformações tecnológicas e sociais. Desde sua criação, o festival vem ampliando sua dimensão internacional. Em 2025, foram 165 inscrições vindas de 26 países e 15 estados brasileiros, das quais 42 produções foram selecionadas para compor a mostra. Entre os destaques estão obras da Argentina, França, México, Congo, Portugal, Espanha, além de trabalhos realizados no Rio Grande do Sul, como Dunas City (Pelotas) e Disco (Imbé).
O FIVRS nasceu do encontro dos projetos de investigação das professoras e pesquisadoras Rosângela Fachel e Carmen Anita Hoffmann, como uma proposta artística e curatorial extensionista da UFPel. Com apoio da Fundação Ecarta e de instituições parceiras, como a Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (RedINAV) e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), o festival se afirma como espaço de reflexão e debate sobre a videodança em suas múltiplas conformações e possibilidades de criação.
Serviço
Até 21 de setembro de 2025
Sessões presenciais: Fundação Ecarta – Porto Alegre, RS
Exibição online: Canal oficial do FIVRS no YouTube