Na última terça-feira (27), a Câmara de Vereadores de Pelotas realizou uma audiência pública que reuniu artistas, produtores culturais e representantes do poder público para debater as políticas culturais no município. O encontro teve como principal objetivo discutir os desafios enfrentados pela cultura local e buscar soluções para fortalecer a identidade da cidade como um polo cultural.
Mari Martinez, coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, destacou o potencial de Pelotas como uma “cidade cultural”, lembrando que o município é um dos que mais recebem recursos do Fundo Nacional de Cultura no estado. “Pelotas sempre foi vista como uma cidade cultural. Temos um grande potencial para ser referência no desenvolvimento sustentável e na economia criativa”, afirmou.
Durante o evento, foi ressaltada a importância de consolidar Pelotas como um centro de produção cultural diversificada, valorizando desde o carnaval de rua até as artes visuais, passando pelo cinema e o teatro. “O que faz Pelotas ser reconhecida como ‘Pelotas Cultural’ não é apenas o marketing, mas a história, o trabalho e a dedicação dos nossos artistas”, destacou Lóri Nelson Dias, artista e membro do Fórum Popular Permanente de Cultura.
Além de discutir a aplicação dos recursos federais, os participantes também enfatizaram a necessidade de maior apoio estrutural para a Secretaria de Cultura e a inclusão de novos espaços para a manifestação artística. “Para que Pelotas mantenha seu título de cidade cultural, precisamos de políticas públicas que realmente cheguem a todos os fazedores de cultura”, disse Bruna Oliveira, produtora cultural e também integrante do Fórum Popular de Cultura.
Assista a Audiência na íntegra, transmitida ao vivo pela TV Câmara Pelotas: