O segundo bate-papo com autor da 51ª Feira do Livro de Pelotas aconteceu no último domingo (2), feriado nacional, com um dos momentos mais esperados da programação: a conversa com o escritor baiano Itamar Vieira Júnior, autor de Torto Arado, Salvar o Fogo e Coração Sem Medo. Mediado pela professora Vanessa Damasceno, da UFPel, o encontro lotou a Tenda Cultural e reuniu centenas de pessoas, com o público se acomodando de pé e ao redor do espaço para acompanhar a fala do autor.
Durante os 40 minutos de bate-papo, Itamar falou sobre sua história com a literatura e escrita: leitor desde os 6 anos, formado em Geografia e servidor público, teve sua primeira publicação com mais de 30 anos. Além disso, falou sobre seus processos de escrita e sobre o papel transformador da literatura. Com sensibilidade e serenidade, destacou que tem lido majoritariamente escritoras mulheres e que isso o inspira a seguir escrevendo personagens femininas fortes, capazes de dar voz a quem foi silenciado pela história. Em suas respostas, manteve o tom delicado e atento que marca também sua obra, entre risadas e lágrimas do público, a mensagem foi incentivar o público a ler e escrever como forma de autoconhecimento e exercício diário.
Após a conversa, o autor realizou uma sessão de autógrafos que reuniu uma fila com mais de 200 fichas esgotadas, além de leitores que aguardaram para ter seus livros assinados. Em sua primeira visita a Pelotas, Itamar ressaltou a emoção de estar em uma cidade histórica que mantém a literatura viva. O escritor faz um convite ao público pelotense a desfrutar de uma feira tão completa e com uma programação cultural recheada de atrações para todos os públicos.
Foto: Edu Rickes
											

