Viva o RS acontece neste fim de semana, com entrada gratuita, e celebra a identidade da Costa Doce.
Mais do que as belas paisagens da Lagoa dos Patos, a diversidade da região Sul é um potente atrativo. A Costa Doce, nome dado às cidades que vivem à beira das grandes lagoas de água doce do estado, carrega uma identidade marcada pela gastronomia, pela tradição ribeirinha e pelo vínculo profundo com o território.
É nesse cenário que Pelotas recebe a primeira edição do Festival Viva o RS, nos dias 13 e 14 de dezembro. O evento realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com projeto Viva o RS, ocorre na Praça da Baronesa e marca a abertura oficial da temporada de verão no estado. A participação é gratuita mediante cadastro no site.
Com expectativa de atrair mais de mil visitantes, o festival movimenta a economia local e destaca o trabalho de produtores e empreendedores da região. A programação se divide entre o Mercado Viva o RS, a Alameda Gastronômica e a Alameda da Cultura e Turismo, reunindo mais de 20 estandes, shows, vivências artísticas e visitação ao Museu da Baronesa. A proposta é ativar um espaço público revitalizado e conectar comunidade, cultura e território por meio de experiências.
Programação
Explorando os três principais eixos do Festival, o público poderá desfrutar de produtos, sabores e atrações que nascem do nosso contexto lagunar. No Mercado Viva o RS, participam 17 produtores de áreas como azeites, queijos, artesanato, confeitaria, cafés e cervejarias locais. Já, na Alameda Gastronômica, chefs e empreendedores convidados apresentam pratos criados a partir de ingredientes tradicionais da região, como carnes, pescados, grãos e vinhos. Enquanto isso, artistas locais sobem ao palco, e Pipa Parade realiza intervenção de pintura ao vivo. Agências e roteiros turísticos também apresentam experiências que exploram as belezas da Costa Doce.
Entre os 4 artesãos selecionados, o grupo Redeiras da Colônia Z3 se diferencia pelo uso de materiais encontrados na Lagoa (escamas de peixe, redes de pesca e descartes inorgânicos), para criação de peças como brincos, bolsas e colares. Em entrevista para o Arte-se, Rosani Schiller (Nica), gestora do grupo Redeiras, destaca a importância de iniciativas como o Festival. “Qualquer espaço que a gente consegue para poder mostrar, divulgar e comercializar nosso artesanato, é muito importante”.
Embora reconheça que a venda seja essencial, Nica ressalta que o objetivo é mobilizar o público para conhecer “o que nós temos de bom na nossa cidade e na nossa região sul”. As Redeiras já são referência nacional, com participação em feiras fora do Estado e em rodadas de negócios internacionais, tudo é, na visão dela, comprovante do potencial econômico e simbólico do artesanato da Costa Doce.
Sobre o Projeto
O Viva o RS é uma plataforma desenvolvida em meio a pandemia com o objetivo de auxiliar turistas a desbravarem a gastronomia e natureza do território gaúcho. Desenvolvido pela Wine Locals e Sebrae RS, a plataforma possui uma curadoria que se propõe a fugir dos roteiros tradicionais, com eventos, ações culturais e iniciativas que valorizam o melhor de cada região do Estado.
Para Matheus Vigel,COO da Wine Locals e curador do Festival, a edição na Costa Doce representa o encontro da tradição com o futuro do turismo gaúcho, reforçando que o desenvolvimento passa por reconhecer e valorizar o que é nosso. ‘’Levar o Viva o RS a Pelotas é uma forma de mostrar a força produtiva e cultural da região, ampliando o mapa de experiências e fortalecendo o turismo sustentável. É um convite para que o gaúcho, além do turista de outros locais, também explore seu Estado e valorize as ricas vivências que podem desfrutar em sua própria terra”, destaca.
Programação Musical
Sábado (13/12)
15h – 16h30: DJ Lola
16h30 – 18h: AutoCine
18h – 19h: Rodrigo Dias
20h – 21h: Claus e Vanessa — Turnê de 25 anos
Domingo (14/12)
11h30 – 13h: Groovetown
13h – 14h30: Paulinho Martins e Grupo
14h30 – 16h: Bem Black DJs (DJ Micha + DJ Green)
16h – 18h: Xana Gallo – Donas da Roda
Serviços
Data: 13 e 14 de dezembro
Horário: sábado, das 15h às 22h; e domingo, das 11h às 18h
Local: Praça da Baronesa (Av. Domingos de Almeida, 1490)
Entrada: gratuita mediante cadastro prévio em vivaors.com.br



