O que ambrosia tem a ver com a feira do livro?
Aconteceu uma conversa especial com Denise Godinho, criadora do projeto “Capitu Vem Para o Jantar”, que explora a relação entre literatura e gastronomia, recriando pratos inspirados em grandes clássicos. Durante a conversa, mediada pela jornalista Paula Blaas, com contribuição do professor do Senac Pelotas, Bryan Chaplin, Denise contou sua ótica sobre como a culinária e a literatura se conectam, contando curiosidades sobre os hábitos alimentares de famosos escritores e receitas escondidas nas páginas de grandes obras.
Durante o bate-papo, Denise revelou que a ambrosia, doce tipicamente sulista e carregado de tradição, tem um lugar especial em obras de autores como Simões Lopes Neto, Mário Quintana, Érico Verissimo e Graciliano Ramos, que a mencionaram como parte da cultura e das memórias afetivas de suas histórias. Para tornar a experiência ainda mais saborosa, os alunos e professores do curso de gastronomia do Senac prepararam uma degustação de ambrosia para o público, recriando o doce que transcende gerações.
A feira é realizada pela Câmara Pelotense do Livro e co-realizada pelo SESC Pelotas, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e patrocínio da empresas Banrisul-Vero, Ecosul e Biscoitos Zezé, e através de patrocínio direto do Banco Sicredi e Josapar.