Segundo notícia publicada nesta segunda-feira (22) no jornal A Hora do Sul, a prefeita Paula Mascarenhas assinou contratos para a compra de mobiliário necessário para a conclusão das obras de revitalização do Theatro Sete de Abril, fechado há 14 anos. A aquisição inclui 255 cadeiras para as galerias, duas para as bilheteiras e oito cadeiras especiais, totalizando R$ 168,7 mil. Ainda estão pendentes a compra das poltronas para a plateia, da caixa cênica e do equipamento de climatização.
Além do mobiliário, que avança a revitalização, a prefeita também assinou contrato para a pintura da fachada e das esquadrias externas da prefeitura, já em andamento. O diretor do teatro, Giorgio Ronna, destacou que será necessária uma nova licitação para adquirir as poltronas restantes, devido à falta de atendimento das especificações técnicas na licitação anterior. A publicação do edital para a caixa cênica está em análise pela Procuradoria-Geral do Município.
A história de restauração do Theatro Sete de Abril começou em 2010, após a interdição por risco de desabamento. As obras iniciaram em 2013 e o restauro interno foi concluído no início de 2023, com recursos do governo federal. O teatro, inaugurado em 1833, passou por reformas significativas em 1916 e na década de 1970, sendo um importante patrimônio cultural de Pelotas.