O rapper Mano Rick, uma das principais vozes da cena hip-hop de Pelotas, acaba de lançar seu novo single “Recortes”, em colaboração com o também rapper Vokal. A música já está disponível nas plataformas digitais e mostra um retrato sincero e contundente do que significa viver à margem da sociedade, ao mesmo tempo em que mostram que a empatia e a unidade são os únicos caminhos para mudar essa realidade.
Com produção própria, Mano Rick assina o beat e a letra da faixa, que foi gravada nos estúdios 4Passo e Matuck Estúdio, com mixagem e masterização de Luciano Matuck. “Recortes” traz uma letra carregada de crítica social, abordando questões estruturais que afetam diretamente a comunidade periférica. Com versos diretos e retos sobre as consequências do abandono estatal, com imagens que descrevem a violência do dia a dia, a falta de oportunidades, e a pressão do crime organizado como única alternativa para muitos jovens.
No decorrer da música, há uma tentativa de encontrar um equilíbrio entre o reconhecimento das dificuldades e o empenho por soluções. A busca por uma “ascensão” — termo mencionado na faixa — é um dos motes principais, enfatizando que o progresso só será possível por meio de bases sólidas, como menciona a Rick “engajamento e senso de organização coletiva torna possível transformar”! Portanto, o recado é claro: a guerra só será vencida quando o foco estiver na colaboração e não na divisão interna.
Oriundo do Loteamento Dunas, Mano Rick já acumula uma longa trajetória no rap, atuando desde 2005 como MC, produtor musical e palestrante. Seu trabalho aborda temas sociais, raciais e motivacionais, com referências musicais que vão do boom bap ao trap, passando pelo R&B e MPB.
Ouça “Recortes” aqui: fanlink.tv/recortes