No último sábado, Pelotas recebeu a inauguração de um novo ponto cultural, a Alameda das Artes, localizada no Parque Una. O espaço se propõe a ser uma vitrine de arte urbana e criatividade, com a realização de eventos que misturam música, artes visuais, economia criativa e gastronomia. A primeira edição da Feira da Alameda seguiu o modelo do popular evento de rua organizado pelo restaurante Madre Mia, proporcionando diversas atrações para o público.
O evento contou com a apresentação da Banda Autocine, que levou ao público seu repertório instrumental autoral, influenciado por jazz, soul, pop e swing brasileiro. A Alameda também foi palco de live painting com os artistas visuais Asnoum e Trampo, que passaram as 7h do evento criando arte em um grande muro em branco do local.
Além disso, a feira destacou a economia criativa com a presença de brechós e o sebo #meus20minutinhos, promovendo a venda de livros e peças únicas. A gastronomia também teve espaço, com a Cervejaria Doca oferecendo chopes artesanais, acompanhados por comidas de rua feitas pelo Madre Mia, completando a experiência.