“Retratista de Satolep, um olhar de Paulo Rossi”, livro que celebra os 24 anos de carreira do conhecido fotojornalista local, acaba de ser lançado oficialmente! O evento, que aconteceu no Museu do Doce, reuniu amigos, autoridades e membros da imprensa para prestigiar a primeira publicação de Rossi, marcada por uma sessão de autógrafos e muitas histórias por trás das fotografias.
Na obra, os leitores são convidados a apreciar 256 imagens que capturam a essência de Pelotas e região ao longo de mais de duas décadas. As fotos abrangem uma vasta gama de temas, desde patrimônios históricos, eventos culturais e esportivos, até mobilizações sociais e tragédias. O livro, sem sumário ou divisões tradicionais, utiliza as próprias imagens para guiar o leitor por uma narrativa visual rica e emocional.
Paulo Rossi compartilha que o processo de seleção das fotos foi árduo, começando com um acervo de 4 mil imagens até chegar às 256 finais, com a ajuda do colega Moizés Vasconcellos. “É um pouco do que eu vi da cidade e um pouco do que a cidade me mostrou durante esse tempo”, comenta Rossi, destacando a simbiose entre sua trajetória e a de Pelotas.
“Retratista de Satolep” preserva e divulga a história e as tradições de Pelotas através do olhar sensível de Paulo Rossi. É um livro que documenta e homenageia a cidade e seu povo, através da arte, da comunicação e da valorização da cultura local.
