Entre os dias 20 e 22 de maio, a UFPEL realiza uma programação especial da 24ª Semana Nacional dos Museus.
A ação integra a agenda coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que neste ano tem como tema “Museus unindo um mundo dividido”. Promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, o evento reúne palestras, conferências e mesas de debate sobre memória, patrimônio, mediação cultural e o papel social dos museus.
A abertura será realizada no dia 20, às 8h30, com o lançamento dos anais da Semana dos Museus de 2025 e a conferência “Memória, Trauma e Reconciliação: os museus podem nos ajudar a superar dores e traumas?”, ministrada pela professora Ana Paula Brito, da Universidade Federal de Pernambuco. No dia 21, às 8h30, ocorre a mesa “Estratégias de Incorporação do Espaço no Atendimento ao Público”, com participação da professora Belen Franquet Montufo, da Universidade de Lleida, na Espanha, e do professor Daniel Momoli, da UFPel.
Já no dia 22, também às 8h30, a mesa “Museus como Pontes para o Futuro” contará com os professores Roberto Heiden e Daniel Souza. Além do seminário, o Museu do Doce terá visitas mediadas, entre os dias 18 e 24 de maio, contando com exposições e oficinas voltadas ao patrimônio cultural da região. Entre os destaques está a oficina “Pelotines: A Arte do Papel Recortado na Tradição Doceira de Pelotas”, no dia 23, das 15h às 17h, que propõe uma imersão na tradição dos adornos utilizados nos doces finos pelotenses.
Para conferir a programação completa da Semana dos Museus, acesse o perfil @rededemuseusufpel no Instagram. As inscrições para ouvintes do Seminário da Semana dos Museus são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário online disponibilizado pela organização. Durante toda a semana, os museus da UFPel estarão abertos ao público em horário ampliado, das 10h às 18h.
Serviço
Seminário da Semana dos Museus
Inscrições: gratuitas através do formulário disponível no @rededemuseusufpel
Data: 20 até 22 de maio.




