Toda primeira sexta-feira do mês, a Cia de Teatro Você Sabe Quem (VSQ) abre as portas do seu Centro Cênico Cultural, localizado na Rua Dom Pedro II, 458, para apresentações de leituras cênicas. “Crônicas de um Amanhecer Abortado” é uma série de 14 episódios que envolvem o público, mês a mês, em uma narrativa poética e inquietante.
A peça escrita por Matéi Visniec, um dramaturgo romeno conhecido por seu estilo surrealista e crítico, se desenrola em um cenário apocalíptico onde o fim do mundo está prestes a acontecer, refletindo o colapso tanto do ambiente físico quanto do tecido social. A história acompanha diferentes personagens, cada um representando uma faceta da sociedade moderna – desde celebridades e paparazzi até mendigos e funcionários públicos.
A VSQ, com 11 anos de existência, abriu em 2023 o Centro Cênico Cultural da VSQ, um espaço que não apenas abriga os ensaios e apresentações do próprio grupo, mas também recebe outros artistas para ensaios, oficinas, debates, shows e eventos diversos. “Pretendemos não apenas ser mais um grupo teatral e sim um agente cultural transformador que possa transmitir cultura e propor diálogos políticos pedagógicos por meio de nossas apresentações”,
A ideia da Leitura Cênica é fazer com que o pulico retorne todo mês para assistir a continuidade da história. Proporcionando assim, maior integração da comunidade com a casa e seus artistas. “Também é uma forma de manter o nosso espaço. É uma forma das pessoas voltarem, nos conhecerem, espalhar o nosso projeto… E a gente conseguir arcar com os custos do espaço, pois é muito difícil ser uma companhia independente em Pelotas”, desabafa Evelin Suchard, diretora das leituras cênicas.
Aline Cotrim, diretora de arte da VSQ, expressa sua gratidão ao público fiel que torna esses encontros possíveis: “A gente é o que é graças às pessoas que compartilham arte junto com a gente. A arte se completa quando todo mundo flui em coletivo.”
Para mais informações e atualizações sobre os eventos da Companhia, acompanhe as redes sociais da Você Sabe Quem.