As professoras organizadoras do livro Espaços Públicos de Pelotas: Desenhos e Histórias participaram de uma sessão de autógrafos durante a 50ª Feira do Livro de Pelotas. O livro, uma parceria entre o Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a editora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferece uma visão acessível e artística sobre o patrimônio arquitetônico da cidade.
A obra é composta por aquarelas autorais que ilustram espaços públicos icônicos de Pelotas, todos desenhados por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A obra busca aproximar a população do conhecimento científico e cultural sobre os espaços urbanos. Entre as ilustrações estão praças, parques, avenidas, largos e outros locais marcantes da cidade.
Com uma linguagem acessível, o livro combina histórias e curiosidades sobre os lugares retratados, além de incluir páginas de atividades interativas, nas quais o leitor é incentivado a recriar detalhes arquitetônicos locais, como os padrões dos pisos das praças. Segundo as organizadoras, a intenção é que o conteúdo acadêmico ultrapasse os muros da universidade e alcance um público mais amplo, tornando o conhecimento sobre o patrimônio de Pelotas acessível e envolvente para todos.
O Arte-se entrevistou as professoras durante a sessão de autógrafos na 50ª Feira do Livro de Pelotas, que é realizada pela Câmara Pelotense do Livro e co-realizada pelo SESC Pelotas, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e patrocínio da empresas Banrisul-Vero, Ecosul e Biscoitos Zezé, e através de patrocínio direto do Banco Sicredi e Josapar.