O Arte-se esteve na 47ª edição do Bloco de Blues, o projeto artístico que promove o Jazz e o Blues em Pelotas e região, e agora tornou-se itinerante. Tradicionalmente realizado no Bar e Restaurante Bloco, o evento aconteceu desta vez na Original Bier, trazendo o espetáculo “Plays the Samba.”
O show “Plays the Samba” apresentou clássicos do Samba em versões Blues, misturando a riqueza do gênero musical brasileiro com a linguagem dos ícones da música negra norte-americana. A big band, naquela noite composta por sete músicos, revisitou obras de grandes nomes como Ataulfo Alves, Lupicínio Rodrigues, Cartola, e João Nogueira, oferecendo ao público uma experiência quase de teatro musical, com interações e contextualizações feitas pelo vocalista César Lascano.
Uma das marcas do espetáculo são as participações especiais, e nesta edição, Marielda Medeiros – professora, poetisa e ativista social – emocionou a plateia com declamações que refletiam sobre a história e a cultura negra, a cada ato. E ainda, o músico Tom Neves foi convidado a cantar a versão em blues de Trem das Onze, de Adoniram Barbosa.
Durante o show, Lascano destacou a importância de reconhecer a contribuição da cultura negra na história de Pelotas e no legado do Samba, Blues e Jazz, gêneros profundamente conectados às raízes afro-brasileiras e afro-americanas. “A Cultura preta está tão ligada a história de Pelotas de modo geral, com a formação da nossa cidade em todos os aspectos. Mesmo que tenhamos aqui corpos brancos, nós estamos reunidos em um projeto que celebra um legado preto. A gente tem sempre que enaltecer isso. É um compromisso que a gente tem quando celebra esses gêneros musicais”, diz o cantor.
A apresentação também homenageou Alex Vaz, músico e produtor cultural, que faleceu recentemente aos 38 anos. Vaz, um grande amigo da banda, havia participado do projeto Diablues junto com César Lascano, e sua perda foi sentida por todos os presentes.
E por fim, a banda anunciou um importante marco em sua carreira: no dia 28 de agosto, eles irão se apresentar no Bourbon Street Music Club, em São Paulo, uma das casas mais respeitadas de Jazz e Blues no Brasil.