A produtora audiovisual Renata Wotter foi premiada na categoria Melhor Produção / Produção Executiva pelo curta-metragem O Jogo durante a 22ª edição do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, realizada neste domingo (17) dentro da programação do 53º Festival de Cinema de Gramado. O troféu foi entregue por Aletéia Selonk, presidente do SIAV, e marcou a estreia de Renata no evento, que é um dos palcos mais prestigiados do audiovisual brasileiro.
Com 14 minutos e 50 segundos, O Jogo retrata tensões sociais no cotidiano de uma casa de classe média alta, expondo relações de poder, exploração e desigualdade por meio dos personagens Cida (empregada doméstica) e Silveira (motorista). Dirigido por Chico Maximila e Alexandre Mattos Meireles, o filme teve exibição concorrida na mostra, que reuniu 23 curtas gaúchos em disputa por 12 categorias.

A produção contou com um time experiente, como Lívia Pasqual (fotografia), Felipe Yurgel (montagem) e uma trilha que mistura Batucada de Sopapo com Bach e Mozart. No elenco, Gloria Andrades e Clemente Viscaíno trouxeram densidade e presença cênica à narrativa. Para Renata, o maior desafio foi equilibrar o orçamento reduzido com a ambição artística do projeto. “Esse prêmio é coletivo, da equipe inteira que trabalhou junto de forma profissional”, disse a produtora, que também leciona na UniSenac.
A conquista reafirma a força criativa do cinema produzido no sul do Estado, que vem se destacando pela originalidade e densidade temática. Para Renata Wotter, que estreia no Festival de Gramado com a premiação, o resultado só foi possível pela união de uma equipe comprometida, capaz de superar os limites orçamentários para entregar um trabalho de impacto artístico e social.