O fotógrafo Felipe Campal, que tem suas raízes em Pelotas e Santa Vitória do Palmar, tem ganhando visibilidade em importantes festivais de fotografia. Neste momento, participa do III Festival de Fotojornalismo de Brasília com quatro fotografias selecionadas para duas exposições. A primeira, “Cenário da Emergência Climática”, está em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, onde 60 fotografias capturam a crise climática em diversas regiões do país. A segunda exposição ocorre na Escola Parque 308 Sul, também na capital federal.
As fotos selecionadas fazem parte da série “Laranjal”, que exploram a relação entre a paisagem natural e o ambiente urbano, temas recorrentes em seu trabalho. O registro mostra o impacto das enchentes que atingiram o Laranjal em maio de 2024. Após evacuar sua própria residência, Campal registrou as áreas afetadas, evidenciando o silêncio e a desolação das ruas transformadas em rios durante a maior inundação da história do RS. No mês passado, o artista já havia exibido a série no FestFoto, realizado na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.
O Festival de Fotojornalismo de Brasília (BSB) é um evento anual dedicado a discussões sobre a fotografia documental no Brasil e no mundo, refletindo sobre o poder da imagem na comunicação de realidades sociais, políticas e culturais. Reunindo fotógrafos renomados e emergentes de todo o Brasil, o festival promove exposições, debates e workshops que exploram o papel do fotojornalismo na construção da memória coletiva e na conscientização pública.