O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, em Pelotas, está abrigando a exposição A terra fala: Histórias e narrativas indígenas para um mundo em crise, realizada pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (Lepaarq-UFPel). A mostra, que segue até fevereiro, convida o público a refletir sobre a conexão entre as práticas indígenas ancestrais e o bioma Pampa, destacando como essas tradições moldaram e preservaram a paisagem ao longo de milênios.
A exposição está dividida em módulos que abordam a história das comunidades indígenas no Rio Grande do Sul, com foco em Pelotas e região, através de dados antropológicos e descobertas arqueológicas. Um dos principais eixos da mostra propõe uma discussão sobre os ideais indígenas de convivência pacífica com a natureza, contrastando com o impacto da colonização no meio ambiente.
Com o objetivo de preencher uma lacuna histórica na formação escolar, A terra fala oferece ao visitante uma imersão em temas essenciais para a compreensão do papel dos povos indígenas na preservação do planeta. Ao revisitar a história antiga dessas comunidades, a exposição leva o público a refletir sobre as questões ambientais atuais, como as mudanças climáticas e o cuidado com o meio ambiente.
Serviço:
- Exposição: A terra fala: Histórias e
narrativas indígenas para um mundo em crise
- Local: Museu Carlos Ritter, Casa 1, Praça
Coronel Pedro Osório
- Visitação Guiada: Segunda a sábado, das 13h
às 18h30min
- Entrada: Gratuita