O rapper e produtor pelotense Zudizilla lançou sem aviso prévio, na última sexta-feira (29), o EP Le Fauve, uma obra que explora novas dimensões de sua arte e marca a transição após a conclusão de sua trilogia Zulu. Com 10 faixas e participações de Soul Diggin, 808 Luke, B.Artz e Dcazz, o projeto é uma mescla de poesia intensa e beats sofisticados, um reflexo da busca do artista por expandir suas possibilidades criativas.
Le Fauve, expressão francesa para “a fera”, é inspirado no movimento artístico fauvista, do início do século XX, que rejeitava convenções, usava cores puras, intensas e sem misturas – com pinceladas expressivas. Essa mesma energia perpassa o EP, que apresenta uma dualidade entre a suavidade introspectiva e a selvageria emocional. Nas palavras do artista, a obra é “calma e selvagem”, encapsulando sua complexidade artística.
Zudizilla assina quatro das produções do disco, incluindo as faixas “Intro”, “Seda”, “Blasé” e “Sex Tape”. O projeto mostra um amadurecimento enquanto produtor, apresentando uma sonoridade meticulosamente elaborada que dá suporte às suas letras densas e confessionais. Em “Seda”, por exemplo, o rapper cria uma atmosfera íntima e sensorial, enquanto em “Nervos de Aço” celebra resiliência e autoconfiança.
Outro destaque é a capacidade do artista de dialogar com referências culturais e filosóficas. A frase de Aristóteles — “quem encontra prazer na solidão ou é Deus ou é fera selvagem” — é um ponto de partida para reflexões sobre a intensidade das relações humanas e a solitude como espaço de criação.
O EP também representa um momento estratégico na carreira do artista. Após o sucesso de Zulu Vol. 2: De César a Cristo, que lhe rendeu o prêmio Rap Brasil de Melhor Álbum do Ano em 2022, Le Fauve é um respiro criativo antes de seu próximo grande trabalho. Para Zudizilla, o lançamento é uma ponte que permite explorar novas possibilidades poéticas sem se prender às expectativas geradas por seus projetos anteriores.
O lançamento chega em um momento de ascensão para o pelotense, que também está confirmado como atração no Lollapalooza 2025, consolidando sua trajetória e abrindo novas portas para seu trabalho no cenário nacional e internacional